Manutenção Preditiva e Sistema Preventivo, o sistema preventivo contra incêndio de uma edificação pode ser composto por diversos dispositivos tais como:
· SISTEMA DE ILUMINAÇÃO DE EMERGÊNCIA – SIE
· SISTEMA PREVENTIVO POR EXTINTORES – SPE
· SISTEMA HIDRÁULICO PREVENTIVO – SHP
· SISTEMA DE SAÍDAS DE EMERGÊNCIA
· SISTEMA DE ALARME E DETECÇÃO DE INCÊNDIO – SADI
· SINALIZAÇÃO PARA ABANDONO DE LOCAL – SAL
· SISTEMA DE CHUVEIROS AUTOMÁTICOS – SPK
· SISTEMA FIXO DE GASES LIMPOS E DIÓXIDO DE CARBONO (CO2)
· SISTEMA DE ÁGUA NEBULIZADA, ENTRE OUTROS
Cada um destes sistemas possui um nível de complexidade para sua instalação, uso e manutenção, assim objetivando seu perfeito funcionamento 100% do tempo de vida útil.
Contudo, o grande desafio para os gestores de edificações é exatamente esse, manter os sistemas íntegros em 100% do tempo de vida útil dos equipamentos.
Seja como for, é necessário manter um rígido sistema de manutenção.
Você sabe o que é manutenção preditiva?
Manutenção preditiva é o acompanhamento periódico de equipamentos, máquinas e ou sistemas, através de informações coletadas durante uma inspeção técnica.
Atualmente, algumas técnicas de manutenção preditiva são utilizadas, como a análise de vibração, ultrassom, termografia, inspeção visual e técnicas de análise não destrutivas.
A manutenção preditiva, significa assim como o verbo “predição” a ação de afirmar antecipadamente o que poderá ocorrer num momento futuro, sendo deduzido ou entendido a partir de informações, dados ou ações anteriores.
Portanto, se tratando de sistemas preventivos contra incêndio, antecipar uma falha pode assim significar a preservação de vidas.
Qual o objetivo da manutenção preditiva para o sistema preventivo contra incêndio?
Os principais objetivos são:
- Antecipar a necessidade de serviços de manutenção corretiva;
- Eliminar a chance de desmontagem ou reparos desnecessários;
- Aumentar o tempo de disponibilidade dos equipamentos/sistemas;
- Reduzir paradas forçadas;
- Aumentar o tempo de vida útil dos equipamentos;
- Aumentar a confiabilidade do desempenho dos equipamentos;
- Determinar previamente as falhas de interrupção de fabricação.
É importante destacar que as informações coletadas devem ser minuciosas para que assim a manutenção preditiva ocorra.
Assim, deve-se determinar a frequência, o responsável e a forma de registro.
Além disso, se as manutenções preditivas forem constantes, a necessidade de manutenções periódicas e corretivas é praticamente zero.
Técnicas a serem aplicadas
Inspeção visual: consiste na análise visual do equipamento/sistema balizado por um checklist que conduz o inspetor a detectar indícios de falhas futuras.
A inspeção visual pode ser aplicada para verificação das saídas de rotas de fuga, portas corta fogo, extintores de incêndio entre outras.
Termografia: é a técnica que permite registrar de forma gráfica ou visível a olho nu, a radiação infravermelha que todos os corpos acima de zero irradiam. Essa técnica permite assim identificar a alteração dos níveis de temperatura e gerar uma imagem térmica.
Com uma câmera termográfica a equipe de brigada de incêndio pode realizar inspeções periódicas em sistemas elétricos simples bem como: quadros de distribuição, computadores, extensão elétrica entre outros.
Ultrassom: essa técnica consegue detectar vazamentos com facilidade e consiste em analisar a frequência das ondas sonoras que podem ser audíveis ao sistema auditivo humano. Na manutenção preditiva, essa técnica permite detectar falhas invisíveis.
Atenção! Manutenção preditiva não é manutenção preventiva!
São termos parecidos, porém muito distintos em significado. A manutenção preventiva é geralmente aquela que ocorre em intervalos indicados pelo fabricante, enquanto a manutenção preditiva ocorre em intervalos sistemáticos.
A manutenção preditiva costuma ser mais utilizada no cenário onde exista sistemas funcionando 100% do tempo, afinal de contas, a sua prática permite que os equipamentos funcionem corretamente e continuadamente, visando uma maior segurança.
A manutenção preventiva é recomendada pelos fabricantes pois se trata de uma série de estudos e amostras realizadas com experiências e testes que determinam o tempo de vida útil do equipamento/sistema.
A importância da manutenção preditiva
Agora que você já sabe um pouco mais sobre manutenção preditiva, ficou claro que ela é super importante para a o seu sistema preventivo contra incêndio.
Portanto, realizar a manutenção preditiva com o auxílio de softwares de gestão, como o e-Brigada te ajudará a manter os sistemas preventivos contra incêndio em pleno funcionamento, o que pode significar a preservação de vidas.
Vale ressaltar que a equipe de brigada de incêndio pode lhe ajudar muito na realização das manutenções preditivas nos sistemas preventivos contra incêndio, desde que bem treinada e conduzida.