A segurança no trabalho envolve muitos aspectos, mas no setor elétrico o cuidado é ainda maior. Acidentes podem causar ferimentos graves e até mesmo levar à morte. Por isso, garantir a segurança é uma responsabilidade enorme tanto dos funcionários, quanto das empresas.
Riscos de acidentes elétricos no trabalho
Risco de choque elétrico | Risco de queimadura por arco elétrico |
Risco de explosão por excesso de corrente elétrica | Risco de queda em altura |
A eletricidade é um perigo silencioso e invisível. O contato com uma corrente elétrica pode causar sérios danos à saúde, desde queimaduras gravíssimas até lesões irreversíveis nos órgãos internos. Além disso, quedas também podem ser causadas por um choque elétrico, já que o corpo pode ser projetado para trás, dependendo da intensidade da corrente.
Conscientização dos funcionários sobre segurança
Treinamentos em segurança elétrica
Os funcionários devem receber treinamentos frequentes sobre segurança elétrica. Eles devem ter conhecimento sobre as normas de segurança, como utilizar equipamentos de proteção individual, e como prevenir acidentes.
Comunicação clara
As empresas devem comunicar de maneira clara e consistente sobre a importância de obedecer às normas de segurança e de como prevenir acidentes elétricos. É necessário que todos os funcionários estejam cientes da gravidade dos riscos.
Incentivo a denúncia de problemas
Os funcionários devem se sentir confiantes para denunciarem qualquer problema em relação à segurança elétrica, sem medo de serem desrespeitados ou punidos. Isso ajudará na prevenção de futuros acidentes.
Treinamentos em segurança elétrica
Normas de segurança no trabalho em eletricidade
Os funcionários precisam estar cientes das normas de segurança exigidas na legislação brasileira.
Equipamentos de proteção individual
Os funcionários devem saber como utilizar de forma adequada os equipamentos de proteção para garantir a segurança durante as atividades.
Análise de risco
É fundamental identificar os riscos presentes nas atividades e pensar em maneiras de prevenção e de minimização dos mesmos.
Normas de segurança no trabalho em eletricidade
Todas as atividades realizadas no setor elétrico devem seguir as normas regulamentadoras do MTE (Ministério do Trabalho e Emprego), como a NR-10 (segurança em instalações e serviços em eletricidade) e a NR-35 (trabalho em altura). Essas normas visam garantir a segurança dos trabalhadores e prevenir acidentes no trabalho.
MTE
Ferramentas e equipamentos de proteção individual
Equipamentos de proteção individual
Os equipamentos de proteção individual são essenciais para a segurança do trabalhador, como capacetes, óculos de proteção, luvas e cinturões de segurança.
Ferramentas de segurança
As ferramentas devem estar em bom estado de conservação e manutenção para não oferecerem riscos aos trabalhadores, como alicates, corta-fios e chaves isoladas.
Plano de prevenção e emergência em acidentes elétricos
Análise de risco
Identificação de riscos presentes nas atividades realizadas para definir planos de ação para a prevenção de acidentes elétricos.
Plano de prevenção
Elaboração de um plano de prevenção de acidentes elétricos de acordo com os riscos identificados. O plano deve prever medidas preventivas para minimizar os riscos identificados.
Plano de emergência
Elaboração de um plano de resposta a emergências elétricas, com o objetivo de minimizar danos pessoais e materiais em caso de acidentes.
Eng. Régis Chrystian – CEO e-Brigada.